COMUNIDADE SÃO RAFAEL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROJETO JOÃO PESSOA SUSTENTÁVEL NA CÂMARA DE VEREADORES


O Instituto Voz Popular juntamente com o Gabinete do Vereador Marcos Henriques do Partido dos Trabalhadores (PT), realizou ontem quarta-feira dia 21 de Agosto de 2019 uma audiência pública para debater os impactos do Programa João Pessoa Sustentável.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: RADCOM Voz Popular

As fotos da audiência podem ser vistas em nossa página do IMGBox, no link: http://imgbox.com/g/W2c98MQXi3

O Vereador Marcos Herinques proponente da audiência convidou os representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério Público, IBAMA, além de várias lideranças das Comunidades que serão atingidas pelo programa na Cidade de João Pessoa, para discutir os impactos do programa.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: RADCOM Voz Popular

Durante a audiência o Vereador Marcos Henriques enfatizou a importância da articulação e mobilização do Instituto Voz Popular e do MLB, para a realização da audiência que levou os moradores e moradoras para a Câmara Municipal de João Pessoa. E também colocou sua insatisfação com a falta da Prefeitura Municipal de João Pessoa na audiência que deveria explicar o projeto para as comunidades.

Puxaram a Audiência Pública junto com o Gabinete do Vereador Marcos Henriques do PT, o Movimento de Luta dos Bairros Vilas e Favelas (MLB), o Fórum de reforma Urbana da Paraíba (FERURB), o CEIFA, o MALC Moradia, a AMCSR, o IVP, a Igreja do Nazareno e a Unidade Popular (UP), além de contar com uma grande presença do movimento de catadores de João Pessoa, a APES e outros movimentos e entidades presentes na audiência.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: RADCOM Voz Popular

Na sequencia houve a apresentação do projeto feita pelo Diretor de Operações do IVP Daniel Pereira, que mostrou como o projeto foi pensado e como não houve participação popular para discutir as modificações que serão realizadas nas comunidades principalmente no que o Programa está chamando de Complexo Beira Rio que abrange as Comunidades de São Rafael, Padre Hildon bandeira, Brasília de Palha, Cafofo Liberdade, Tambauzinho, Tito Silva, Santa Clara e São José.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: RADCOM Voz Popular

Após a fala do Diretor do IVP, foi a vez da fala dos demais membros da mesa, entre eles o procurador do Ministério Público Godoy que enfatizou o trabalho que vem sendo feito junto ao Porto do Capim, o Vereador do PSB Tibério Limeira colocou sua revolta com a ausência da Prefeitura colocando que “é uma desmoralização, para a Câmara e para o Povo”, a não participação numa audiência tão importante. O representante do MLB João Batista colocou que o movimento junto com as associações vem mobilizando as comunidades para que não se repita o que vem acontecendo no Porto do Capim, a representante dos catadores Egrinalda colocou que os catadores nem foram pensados no projeto João Pessoa Sustentável e a representante do Instituto Soma Brasil disse que se retirou do processo de monitoramento do programa, pois, segundo ela não havia monitoramento e dialogo com a população.

Após as falas foram feitas intervenções perguntas e propostas pelos participantes da audiência, que colocaram sua indignação com o projeto e com a falta de dialogo por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Ficou encaminhando na audiência que será montada uma comissão para elaboração de um relatório que será enviado ao Ministério Público e ao BID para que seja feito um diálogo entre as partes sobre este projeto com as comunidades envolvidas, inserindo a demanda dos catadores, dos ribeirinhos e de todos os demais interessados.

A sessão completa pode ser vista no link da TV Câmara: 

  
Segundo Daniel Pereira, Diretor de Operações do IVP, “Realizamos um momento fundamental de articulação das comunidades e não podemos deixar um projeto tão grande como esse passar por cima das comunidades e destruir todo o laço social, econômico e cultural das comunidades. Queremos uma João Pessoa sustentável, e isso será possível com a participação do povo que vive e constrói nossa capital. A São Rafael, vem fazendo esse papel de puxar as associações e mobilizar o povo para cobrar da Câmara de Vereadores debates para melhoria da cidade, agradecemos o vereador Marcos Henriques e Tibério Limeira e esperamos uma atuação maior dos demais parlamentares municipais, que representam o povo e não podem se omitir de um debate desta magnitude”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR