FEIRA AGROECOLÓGICA POPULAR E SOLIDÁRIA DA SÃO RAFAEL SERÁ SEMANAL

A Feira Agroecológica Popular e Solidária da Comunidade São Rafael teve sua terceira edição no último sábado (03/10) no pátio da Igreja do Nazareno.

As fotos da 3ª edição da feira podem ser vistam em nossa página do IMGBox no Link: https://imgbox.com/g/GtwJHKZWEO

Está edição teve algumas novidades, pois, a partir de agora a feira será semanal, todos os sábados com início as 7h00min até as 11h00min na Rua Arquivista Jonathas Carecas principal da Comunidade São Rafael, no pátio cedido pela Igreja do Nazareno parceira histórica do Instituto Voz Popular e das ações de crescimento sustentável da São Rafael.

Outra ação importante nesta edição da feira foi que parte dos alimentos foi usado para a confecção de cestas que foram doadas para algumas famílias cadastradas pelo Projeto Sociedade Bem Viver e o Projeto SISAN UNIVERSIDADES, para receberem um kit que além dos alimentos saudáveis, receberam também detergente e outros cereais, uma ação de apoio as famílias atingidas pela Pandemia do COVID-19 em várias comunidades de João Pessoa.

O excedente da comercialização deste sábado foi doado ao Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer na Paraíba, mostrando mais uma vez a lógica da Economia Solidária preocupada com o ser humano e com a sociedade e o papel dos agricultores familiares do nosso estado.

A feira que é uma parceria entre as Cooperativas da Agricultura Familiar ECOVÁRZEA e COMASE, de serviços COOPSSOL e do Instituto Voz Popular já é um exemplo prático da comercialização de produtos agroecológicos nas periferias de João Pessoa.

A iniciativa busca estimular o consumo de produtos orgânicos dentro das comunidades periféricas da capital paraibana ao mesmo tempo que garante o escoamento da produção dos produtores rurais da várzea paraibana que tiveram uma queda significativa de suas vendas devido a pandemia.

A parceria junto ao IVP da Comunidade São Rafael mostra a importância de estimular ações como essa para garantir a segurança alimentar dos moradores e a renda do produtores. As organizações envolvidas já buscam alternativas para ampliação da feira em outras comunidades e para isso já buscam apoio do poder público para garantir que está ação se mantenha e vire uma política pública permanente.

O IVP continua estimulando ações como essa e entende a importância de garantir alimento de qualidade por um preço justo dentro da São Rafael e espera que mais essa experiência pioneira seja referência para cidade e para a visão do fortalecimento da economia local dos territórios empobrecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR