CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE REALIZA CONVERSA SOBRE PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTETÁVEL NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL

CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE REALIZA CONVERSA SOBRE PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTETÁVEL NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL.

A conversa aconteceu na sede da Capela Santíssima Trindade na Rua Arquivista Jonathas Carecas, com objetivo de deixar o Padre da Paróquia, os diáconos e demais membros do conselho da Capela cientes do que se trata o Programa João Pessoa Sustentável da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

Além dos membros da capela, participaram vários moradores e moradoras da Comunidade,  Professor Rafael da Universidade Federal da Paraíba, representando o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Yuri Mestrando da UFPB e o Advogado Rogério. Também estiveram presentes o Presidente da Associação de Moradores e a vice Edvaldo e Katicuha e os representantes do Instituto Voz Popular, que estão desde o início do debate sobre o programa buscando os direitos dos moradores.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

A conversa teve como ponto principal a apresentação do Programa João Pessoa Sustentável aos membros da Igreja Católica que até o presente momento continuavam assim como boa parte da população da cidade sem saber o que é o programa e quais suas ações.

A apresentação foi feita pelo Coordenador do Projeto Voz Popular do IVP, Daniel Pereira que fez uma explanação geral sobre o programa e a forma como ele foi concebido e executado nos últimos anos na capital.

Daniel fez uma exposição que permitiu que o pessoal da comunidade, aqueles que não estavam participando do debate, como o padre e diáconos fiquem cientes da gravidade da questão. 

Após a realização da explanação foi aberta uma rodada de questionamentos para que a igreja junto com os moradores e demais apoiadores pudesse pensar algumas saídas apara diminuir os impactos que serão gerados com a remoção de 

Uma das colocações relevantes foi do Padre Vancerlei, que acompanhou as remoções do Bairro São José e colocou que aquele formato não pode se repetir na São Rafael, que os moradores precisam se unir e buscar seus direitos e que a Igreja não comunga com ações deste tipo que a Prefeitura de João Pessoa quer realizar, pois segundo ele isso não é um ato cristão.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

Padre Manoel responsável pela Paróquia São Rafael, colocou que a igreja quer iniciar as discussões mais próximas junto a comunidade, e que é necessário começar a realizar momentos de debate com mais pessoas e lideranças locais para ajudar da melhor forma os moradores.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

O Professor Rafael Pádua, colocou a importância da comunidade estar unida neste momento, pois, o projeto tem como objetivo maior a especulação das áreas onde atualmente estas comunidades estão inseridas e eles farão de tudo para remover as famílias, e daí a importância da mobilização social e do apoio da igreja e outras organizações.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

Daniel colocou as inúmeras tentativas de diálogo junto a prefeitura nas duas gestões de Cartaxo e de Cicero, mas ambas preferem executar o projeto a toque de caixa sem respeitar a história das comunidades e das pessoas.

Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade
Fonte: Conselho da Capela

O Instituto Voz Popular está em constante diálogo com as organizações e pessoas da São Rafael para garantir os direitos humanos e manutenção do nosso território e essa luta só está no começo, por isso é importante demais a participação das lideranças locais e dos moradores. Serão mais de 216 residências removidas sem diálogo e isso não pode acontecer em pleno século 21.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR