CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE REALIZA CONVERSA SOBRE PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTETÁVEL NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL
CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE REALIZA CONVERSA SOBRE PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTETÁVEL NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL.
A conversa aconteceu na sede da Capela Santíssima Trindade na Rua Arquivista Jonathas Carecas, com objetivo de deixar o Padre da Paróquia, os diáconos e demais membros do conselho da Capela cientes do que se trata o Programa João Pessoa Sustentável da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
![]() |
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade |
Além dos membros da capela, participaram vários moradores e moradoras da Comunidade, Professor Rafael da Universidade Federal da Paraíba, representando o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Yuri Mestrando da UFPB e o Advogado Rogério. Também estiveram presentes o Presidente da Associação de Moradores e a vice Edvaldo e Katicuha e os representantes do Instituto Voz Popular, que estão desde o início do debate sobre o programa buscando os direitos dos moradores.
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade |
Fonte: Conselho da Capela |
A conversa teve como ponto principal a apresentação do Programa João Pessoa Sustentável aos membros da Igreja Católica que até o presente momento continuavam assim como boa parte da população da cidade sem saber o que é o programa e quais suas ações.
A apresentação foi feita pelo Coordenador do Projeto Voz Popular do IVP, Daniel Pereira que fez uma explanação geral sobre o programa e a forma como ele foi concebido e executado nos últimos anos na capital.
Daniel fez uma exposição que permitiu que o pessoal da comunidade, aqueles que não estavam participando do debate, como o padre e diáconos fiquem cientes da gravidade da questão.
Após a realização da explanação foi aberta uma rodada de questionamentos para que a igreja junto com os moradores e demais apoiadores pudesse pensar algumas saídas apara diminuir os impactos que serão gerados com a remoção de
Uma das colocações relevantes foi do Padre Vancerlei, que acompanhou as remoções do Bairro São José e colocou que aquele formato não pode se repetir na São Rafael, que os moradores precisam se unir e buscar seus direitos e que a Igreja não comunga com ações deste tipo que a Prefeitura de João Pessoa quer realizar, pois segundo ele isso não é um ato cristão.
![]() |
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade |
Fonte: Conselho da Capela |
Padre Manoel responsável pela Paróquia São Rafael, colocou que a igreja quer iniciar as discussões mais próximas junto a comunidade, e que é necessário começar a realizar momentos de debate com mais pessoas e lideranças locais para ajudar da melhor forma os moradores.
![]() |
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade Fonte: Conselho da Capela |
O Professor Rafael Pádua, colocou a importância da comunidade estar unida neste momento, pois, o projeto tem como objetivo maior a especulação das áreas onde atualmente estas comunidades estão inseridas e eles farão de tudo para remover as famílias, e daí a importância da mobilização social e do apoio da igreja e outras organizações.
![]() |
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade Fonte: Conselho da Capela |
Daniel colocou as inúmeras tentativas de diálogo junto a prefeitura nas duas gestões de Cartaxo e de Cicero, mas ambas preferem executar o projeto a toque de caixa sem respeitar a história das comunidades e das pessoas.
![]() |
Foto: Conversa na Capela Santíssima Trindade Fonte: Conselho da Capela |
O Instituto Voz Popular está em constante diálogo com as organizações e pessoas da São Rafael para garantir os direitos humanos e manutenção do nosso território e essa luta só está no começo, por isso é importante demais a participação das lideranças locais e dos moradores. Serão mais de 216 residências removidas sem diálogo e isso não pode acontecer em pleno século 21.
Comentários
Postar um comentário