CIISC DO GOVERNO FEDERAL VISITA CATADORES EM JOÃO PESSSOA

Fonte: Fabiano Araújo - Redação Brasil de Fato

O Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, nesta terça-feira (28), realizou uma Visita que foi solicitada por catadores/as da Capital, para que pudessem ser ouvidos por sua luta por melhores condições de trabalho.

O CIISC foi instituído por meio do Decreto nº 7.405/10. Atualmente coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, é composto por integrantes dos ministérios do Meio Ambiente; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Trabalho e Emprego; Previdência e Assistência Social; Educação; Saúde; Cidades; Turismo; Minas e Energia; Fazenda; Ciência e Tecnologia, e Planejamento, Orçamento e Gestão; da Secretaria do Patrimônio da União; Secretaria Geral da Presidência da República; Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Fundação Banco do Brasil; Eletrobras; Casa Civil da Presidência da República; Caixa Econômica Federal; Petrobras; Fundação Nacional de Saúde; do Parque Tecnológico de Itaipu e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A partir de sua criação foi instituído o Programa Pró-Catador, que visa integrar e articular as ações do Governo Federal ao apoio e ao fomento às organizações dos  catadores de materiais recicláveis.

Fonte: Marcos Freitas - Redação Brasil de Fato

A comitiva, composta pelo CIISC, catadores e entidades de apoio entre elas a Universidade Estadual da Paraíba, através do projeto de apoio aos catadores de resíduos coordenado pela Professora Fátima, que também está na coordenação estadual do Fórum Paraibano de Economia Solidária, ainda esteve na comitiva a defensora pública Fernanda Peres.

A visita foi uma reivindicação da ASTRAMARE, que é uma associação formada por mais de 170 catadores que atuavam no antigo lixão do Roger, depois passaram a atuar no Aterro Sanitário, e agora devido a construção de uma UTM (Unidade de Tratamento Mecanizado) no local, os catadores não atuam mais. 

A comitiva ainda passaria pela Comunidade São Rafael, para conhecer a realidade do Complexo Beira Rio e do Programa João Pessoa Sustentável, mas devido a agenda apertada das visitas que precisa ver em loco a realidade dos catadores que já estão em galpões, ficou encaminhado outro momento apenas com os catadores do complexo para tratar sobre a situação que virá com as remoções das famílias das comunidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR