DONA INÊS DISCUTE IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO BANCO COMUNITÁRIO MUNICIPAL DA PARAÍBA

A cidade de Dona Inês, no interior da Paraíba, foi palco de um importante debate sobre a implementação do primeiro Banco Comunitário Municipal do estado. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu representantes da Rede Brasileira e Paraibana de Bancos Comunitários, membros da gestão municipal, além de autoridades e pesquisadores da área de finanças solidárias.

O evento começo no domingo com um visita da comitiva de autoridades ao quilombo Cruz da Menina, onde foram recebidos pelo grupo de pifamo, e o café quilombola ação que vem sendo apoiada pela gestão municipal, na sequencia a visita ao santuário que está sendo construído próximo a capela original da Cruz da Menina.

 

O prefeito Antônio Justino convocou seu secretariado e recebeu lideranças de municípios vizinhos, como Araruna, para conhecer a experiência dos bancos comunitários e discutir sua possível aplicação na cidade. A iniciativa busca fortalecer a economia local por meio da circulação de moedas sociais e do fomento ao desenvolvimento sustentável.

O encontro contou com a presença de representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de autoridades federais e estaduais. Entre os participantes, estavam Júlio Balbueno, chefe do Núcleo de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba; Daniel Pereira, gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba; e Rosângela, coordenadora do Programa Nacional Paul Singer da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) no estado.

Como encaminhamento da reunião, o prefeito anunciou a criação de uma comissão para elaborar um plano de ação voltado à implementação do Banco Comunitário de Dona Inês (BCD). O objetivo é construir um modelo de economia solidária que beneficie a economia local e sustentável.


Nos próximos dias, o prefeito viajará a Brasília para se reunir com Joaquim Melo, fundador do Banco Palmas e coordenador nacional do Instituto E-Dinheiro Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária. A expectativa é que essa agenda contribua para a formulação de estratégias e captação de recursos para viabilizar o projeto na cidade.

A experiência dos bancos comunitários tem se mostrado uma alternativa eficaz para fortalecer as economias locais e promover a inclusão financeira. Caso seja implementado com sucesso, o Banco Comunitário de Dona Inês poderá servir de modelo para outras cidades paraibanas interessadas em adotar essa estratégia de desenvolvimento e efetivação desta política pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR