GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE LAGOA DE DENTRO DISCUTEM CRIAÇÃO DA LEI MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Na tarde desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Lagoa de Dentro sediou uma reunião estratégica para o fortalecimento da economia solidária no município. O encontro contou com a participação da Gerência de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, da Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro (ADURLD) – entidade gestora do Banco Comunitário Municipal, do Vereador Maricélio Nascimento e do prefeito Camaf Douglas.
O principal tema da reunião foi a criação de uma Lei Municipal de Economia Solidária, acompanhada da implementação de um Fundo Municipal e do Conselho de Economia Solidária. Essas iniciativas visam estruturar e impulsionar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável, com base nos princípios da cooperação, autogestão e fortalecimento das comunidades locais.
O prefeito Camaf destacou que seu compromisso com a economia solidária vem desde seu período como vereador. Segundo ele, o Banco Comunitário e a moeda social já demonstram seu potencial transformador e agora, à frente da gestão municipal, ele pretende avançar ainda mais na implementação de políticas inovadoras para Lagoa de Dentro.
Para Daniel Pereira, gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, Lagoa de Dentro tem um grande potencial para se tornar referência estadual em economia solidária. O município foi pioneiro no interior do estado ao criar um Banco Comunitário, demonstrando a viabilidade e os impactos positivos dessa iniciativa. "Com o apoio da gestão municipal, Lagoa de Dentro pode se consolidar como um modelo de desenvolvimento econômico solidário para toda a Paraíba", afirmou.
Os representantes da ADURLD enfatizaram a necessidade de fortalecer a economia solidária local e destacaram a importância da parceria entre os diferentes atores envolvidos. Segundo eles, a expectativa é que, a partir desse diálogo, haja avanços concretos no apoio às iniciativas comunitárias e na ampliação do alcance das ações de economia solidária no município.
Já o Vereador Maricélio colocou que é importante construir uma lei que amplie as ações já existentes e que esse será o primeiro passo, onde Lagoa de Dentro se projeta como uma cidade comprometida com um modelo de desenvolvimento mais justo e inclusivo, apostando na economia solidária como um caminho para fortalecer sua população e fomentar a geração de renda local.
Grande iniciativa, para favorecer o desenvolvimento local. Parabéns Daniel e Agnaldo por essa persistência que vai dar muitos resultados que animam a economia local e o des+envolvimento Humano.
ResponderExcluir