PARAÍBA REALIZA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EECONOMIA SOLIDÁRIA E DEFINE PROPOSTAS PARA A 4ª CONAES

Entre os dias 18 e 20 de março, o município de Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, sediou a 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária da Paraíba. O evento reuniu mais de 100 delegados eleitos nas conferências regionais para debater e aprovar propostas que serão encaminhadas a Brasília, contribuindo para a construção do Plano Nacional de Economia Solidária.

A mesa de abertura contou com a presença de diversas lideranças e autoridades, entre elas a deputada estadual Cida Ramos, a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de João Pessoa, Daniel Pereira, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB), Arimatéia França, a secretária de Assistência Social de João Pessoa, Norma Gouveia, além de representantes da Secretaria de Economia Solidária do Estado e do Governo Federal, como Francisco, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), e Tatiane Sousa, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A conferência foi marcada por debates sobre o atual cenário da economia solidária no estado e no país, abordando desafios e oportunidades para o fortalecimento do setor. Durante a plenária, foi realizada uma mesa de análise de conjuntura com representantes do Governo Federal, do Governo da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e do Fórum Estadual de Economia Solidária.

No segundo dia do evento, os participantes se dividiram em cinco Grupos de Trabalho (GTs) para a construção das propostas estaduais. Ao final dos debates, foram votadas e aprovadas 15 propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), onde representarão as demandas do estado junto às demais unidades federativas.

O último dia foi dedicado à eleição dos delegados que representarão a Paraíba em Brasília. A delegação será composta por gestores públicos, representantes de entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários.

Além da elaboração de propostas e eleição de delegados, a conferência foi um espaço de articulação para novas parcerias entre o poder público e o movimento de economia solidária. Uma das iniciativas discutidas foi a colaboração entre a SENAES e os bancos comunitários da Paraíba para a criação de moedas municipais. Como primeiro passo, será organizada uma agenda de visitas da Secretaria Nacional de Economia Solidária junto à Secretaria Estadual para levantamento de dados e diálogo sobre a implementação dessas experiências nas cidades de Lagoa de Dentro e Dona Inês.

A Rede Paraibana de Bancos Comunitários esteve representada pelo Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, um dos empreendimentos econômicos solidários eleitos para compor a delegação paraibana que irá a Brasília.

Com a realização da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária, a Paraíba reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia solidária como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e inclusivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

4ª CONAES TERMINA COM A CRIAÇÃO DO FÓRUM PESSOENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

3ª CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS REÚNE MOVIMENTO DE ECOSOL EM SALVADOR