PARAÍBA REALIZA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EECONOMIA SOLIDÁRIA E DEFINE PROPOSTAS PARA A 4ª CONAES
Entre os dias 18 e 20 de março, o município de Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, sediou a 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária da Paraíba. O evento reuniu mais de 100 delegados eleitos nas conferências regionais para debater e aprovar propostas que serão encaminhadas a Brasília, contribuindo para a construção do Plano Nacional de Economia Solidária.
A mesa de abertura contou com a presença de diversas lideranças e autoridades, entre elas a deputada estadual Cida Ramos, a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de João Pessoa, Daniel Pereira, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB), Arimatéia França, a secretária de Assistência Social de João Pessoa, Norma Gouveia, além de representantes da Secretaria de Economia Solidária do Estado e do Governo Federal, como Francisco, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), e Tatiane Sousa, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A conferência foi marcada por debates sobre o atual cenário da economia solidária no estado e no país, abordando desafios e oportunidades para o fortalecimento do setor. Durante a plenária, foi realizada uma mesa de análise de conjuntura com representantes do Governo Federal, do Governo da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e do Fórum Estadual de Economia Solidária.
No segundo dia do evento, os participantes se dividiram em cinco Grupos de Trabalho (GTs) para a construção das propostas estaduais. Ao final dos debates, foram votadas e aprovadas 15 propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), onde representarão as demandas do estado junto às demais unidades federativas.
O último dia foi dedicado à eleição dos delegados que representarão a Paraíba em Brasília. A delegação será composta por gestores públicos, representantes de entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários.
Além da elaboração de propostas e eleição de delegados, a conferência foi um espaço de articulação para novas parcerias entre o poder público e o movimento de economia solidária. Uma das iniciativas discutidas foi a colaboração entre a SENAES e os bancos comunitários da Paraíba para a criação de moedas municipais. Como primeiro passo, será organizada uma agenda de visitas da Secretaria Nacional de Economia Solidária junto à Secretaria Estadual para levantamento de dados e diálogo sobre a implementação dessas experiências nas cidades de Lagoa de Dentro e Dona Inês.
A Rede Paraibana de Bancos Comunitários esteve representada pelo Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, um dos empreendimentos econômicos solidários eleitos para compor a delegação paraibana que irá a Brasília.
Com a realização da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária, a Paraíba reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia solidária como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e inclusivo.
Comentários
Postar um comentário