PETROBRAS CONHECE EXPERIÊNCIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E TECNOLOGIAS SOCIAIS NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL EM JOÃO PESSOA
Nesta quarta-feira (10), uma equipe do setor social da Petrobras esteve em João Pessoa (PB) para uma agenda de visitas técnicas voltada a experiências comunitárias ligadas à sustentabilidade, energias renováveis e finanças solidárias. O foco da visita foi o trabalho desenvolvido pelo Instituto Voz Popular (IVP), especialmente a implementação da Usina Solar Solidária na comunidade São Rafael, projeto que visa alimentar o Fundo Solar Solidário do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico.
Na sede do IVP, a delegação foi recebida por Flávio Gomes, diretor-geral da instituição, e pelo professor José Felix, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). Na ocasião, a equipe assistiu a uma apresentação do gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, Daniel Pereira, que destacou a importância estratégica dos bancos comunitários para o fortalecimento da economia solidária no estado, com ênfase no papel da energia limpa como ferramenta de inclusão produtiva e autonomia financeira.
A equipe da Petrobras também conheceu as obras de ampliação da sede do IVP, que irá abrigar futuramente a padaria comunitária, o novo estúdio da Rádio Comunitária Voz Popular e a sede física do banco comunitário. Todos esses espaços serão beneficiados diretamente pela geração da usina solar, que deverá reduzir custos operacionais e reinvestir os recursos economizados no fortalecimento do fundo solidário local.
Durante a manhã, a comitiva visitou o anexo de educação do IVP, localizado em parceria com a Igreja do Nazareno. No local foi instalada a primeira fase da usina solar comunitária, que atualmente abastece o telecentro comunitário e as salas de formação profissional utilizadas em cursos técnicos e oficinas.
Já no período da tarde, a delegação seguiu para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde visitou a INCUBES — incubadora de iniciativas de extensão universitária com atuação direta na comunidade São Rafael. Houve também uma reunião com a pró-reitora de Extensão, professora Bernardina, que manifestou interesse na formalização de convênios com a Petrobras para a execução de projetos em comunidades acompanhadas pela UFPB.
Ainda na universidade, a equipe conheceu o Fab Lab da UFPB, espaço equipado com impressoras 3D e extrusoras, máquinas de corte capazes de transformar PET reciclado em novos produtos. A iniciativa chamou atenção pelo seu potencial de reaproveitamento de resíduos e geração de renda por meio da economia circular para grupos de catadores.
Encerrando a programação, os representantes da Petrobras visitaram o CEAR, onde conheceram o novo prédio do departamento e diversos dispositivos e protótipos voltados ao uso de energias renováveis. Na sequência, estiveram na usina solar instalada no anexo da UFPB, no bairro de Mangabeira, que serve como laboratório prático para ações de pesquisa e extensão.
A visita faz parte de um esforço da Petrobras para levantar informações e sistematizar experiências que servirão de base para documentos e projetos voltados ao apoio de tecnologias sociais, em sintonia com o atual momento de transição energética da empresa. A aproximação com comunidades, universidades e organizações da sociedade civil demonstra o interesse da estatal em alinhar inovação tecnológica com inclusão social e sustentabilidade.
Comentários
Postar um comentário