PROJETO DE DOUTORANDO DA UFPB PRETENDE REALIZAR LIMPEZA DO RIO JAGUARIBE COM BAIXO CUSTO
Aconteceu na noite desta quinta-feira (17) uma apresentação do projeto de doutorado que visa mostrar que é possível com ações de baixo custo limpar o Rio Jaguaribe.
As fotos da apresentação podem ser vistas em nossa página do IMGBox, no link: http://imgbox.com/g/f9R2Hv1rkH
![]() |
Foto: Instalação dos Módulos Aquáticos Fonte: Doutorando Arthur |
A apresentação foi feita para os membros da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e do Instituto Voz Popular, na sede da associação que puderam tirar suas dúvidas sobre o que é o projeto e como ele será implantado na comunidade assim como outras ações complementarem que contribuirão para a limpeza do Rio Jaguaribe.
![]() |
Foto: Banner do Projeto de Doutorado Fonte: Doutorando Arthur |
Segundo o Doutorando Arthur, que esteve apresentando o projeto: "basicamente irá utilizar plásticos que serviram de substrato para o perifiton, que irão aderir em torno de 15 dias após a instalação. Isso tende a fazer com que a toda a coluna de água tende a se tornar mais oxigenada, melhorando a vida de organismos aquáticos, como o peixe, servindo também como fonte de alimento e abrigo. A oxigenação da água tende a diminuir a produção de gás metano (que causa aquele mau-cheiro, principalmente em locais poluído e sem oxigênio. Com isso, esperamos tais melhoras".
![]() |
Foto: Instalação dos Módulos Aquáticos Fonte: Doutorando Arthur |
Artur mostrou que ainda existem duas tecnologias sociais que podem ser usadas na comunidade para contribuir ainda mais na limpeza do Rio Jaguaribe, que são as fossas de bananeiras e os biodigestores.
![]() |
Foto: Apresentação do Projeto ao IVP e a AMCSR Fonte: RADCOM Voz Popular |
Ainda durante está semana foram instalados os primeiros módulos aquáticos com a ajuda de vários moradores além do Presidente e da Vice da Associação de Moradores de São Rafael. Os módulos também já foram instalados em outros pontos ao longo do Rio Jaguaribe, como na sua nascente e na comunidade Tito Silva. Experiência igual já foi realizada no Rio do Cabelo em Mangabeira que mostrou resultados positivos na limpeza da água do mesmo.
O projeto de doutorado da Universidade Federal da Paraíba, é desenvolvido através do LABEA-DSE-CCEN. O projeto também é uma forma de sensibilizar empresas e a prefeitura de João Pessoa e outros parceiros para a ampliação da ação e uma busca para revitalizar o Rio.
![]() |
Foto: Apresentação ao IVP e a AMCSR Fonte: RADCOM Voz Popular |
Agora é a parte de acompanhamento do crescimento das microalgas e ver os resultados de limpeza desse que é o Rio que corta a cidade de João Pessoa de ponta a ponta. A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e o Instituto Voz Popular irão juntamente com o Doutorando Arthur mais formas de manutenção do projeto, além de formas de ampliação do mesmo.
Um aviso importante é que os moradores que virem os módulos no rio não mexam, pois, qualquer pequeno movimento pode dificultar o crescimento das microalgas que farão a limpeza da água, vamos ajudar a limpar nosso Rio e melhorar a qualidade de vida dos moradores e moradoras de nossa São Rafael.
Para Daniel Pereira, Diretor de Operações do IVP; "Uma ação extremamente importante para a Comunidade São Rafael, será uma parceria ímpar com nossas instituições, para que possamos mostrar tanto a comunidade quanto ao poder público a importância de preservar nosso Rio Jaguaribe que tanto pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas como no aumento da da renda a partir da sua limpeza, revitalizar nosso Rio é garantir um futuro melhor para as nossas novas gerações".
Comentários
Postar um comentário