COMUNIDADE SÃO RAFAEL RECEBE DEBATE SOBRE PROJETO JOÃO PESSOA SUSTENTÁVEL

A Unidade Popular pelo Socialismo, juntamente com o Instituto Voz Popular e a Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, promoveram um debate temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável.

As fotos do debate temático podem ser visualizadas em nossa página no IMGBox, no link: http://imgbox.com/g/ADrWe1MdJm

Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

O debate temático aconteceu na tarde do sábado (15/02/2020), na Escola Estadual São Rafael e contou com a participação de diversas lideranças comunitárias, moradores e organizações como o Movimento Nacional de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Movimento de Mulheres Olga Benário, Programa Mais Saúde na Comunidade, Centro Comunitário São Francisco de Assis entre outras que debatem as temáticas de moradia e direitos humanos na Cidade.

Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

O debate temático foi um desdobramento de vários momentos que aconteceram anteriormente desde 2019 com as Comunidades do Complexo Beira Rio e que já virou tema de diversos trabalhos acadêmicos além de ações junto a Defensoria Pública da União para explicações da Prefeitura Municipal de João Pessoa sobre como ele será executado nas comunidades, sobre o João Pessoa Sustentável.

Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

No primeiro momento houve a explanação do Professor Alexandre do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba, que mostrou como foram executadas as ações do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID), em outros países e estados do Brasil, e quais as consequências da solicitação de empréstimo junto ao banco para as obras de urbanizações dos territórios e quais impactos negativos vem ocorrendo nos locais onde a ação já foi implantada.

Foto: Apresentação do Profº Alexandre sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

Na sequencia foi a vez da apresentação do Especialista em Extensão e Desenvolvimento Sustentável e membro da Equipe Técnica do Instituto Voz Popular Daniel Pereira, que apresentou o estudo feito pela organização que atua a 20 anos na São Rafael, que mostrou como o projeto impactará diretamente nas comunidades e principalmente na São Rafael, que será mais atingida pelo projeto. Ele trouxe os vários erros e falhas encontradas nos documentos de solicitação do empréstimo ao BID e apontou as dificuldades que surgirão a partir da desmobilização das 8 comunidades já consolidadas em seus territórios para a criação de outras três novas comunidades como está previsto no projeto.

Foto: Apresentação de Daniel sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

A mediação do debate temático foi realizado por Rosilene liderança comunitária da Comunidade Tito Silva e membra da UP João Pessoa, que após a apresentação abriu para o debate e complementações das falas dos participantes.

Foto: Rosilene na mediação do debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

No momento das falas os presentes puderam interagir com as apresentações e os dados expostos, entendendo ainda mais como será a execução das ações do joão Pessoa Sustentável na cidade e o que já foi realizado como contrapartida da Prefeitura de João Pessoa, para a liberação da parcela do BID.

Foto: Fala do Presidente Estadual da UP Rafael Freire sobre o Projeto João Pessoa Sustentável
Fonte: RADCOM Voz Popular

Segundo Rafael Freire Presidente da UP na Paraíba: "A proposta é que novos debates comecem a ser realizados nas outras comunidades do Complexo Jaguaribe para mostrar aos moradores a importância da mobilização e como é necessário uma explicação oficial da PMJP sobre como será de fato realizado o projeto. A UP estará em todos os âmbitos contribuindo e lutando junto as comunidades para que nenhum morador e moradora seja prejudicado por esse que será o maior projeto de urbanização da história da capital".

A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael no debate representado por seu Presidente Edvaldo (Vizinho) e a Vice Katicuha e o Instituto Voz Popular estão juntos na luta por respostas concretas por parte da gestão municipal para manter a comunidade ciente dos estágios do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA