COMUNIDADE SÃO RAFAEL RECEBE DEBATE SOBRE PROJETO JOÃO PESSOA SUSTENTÁVEL
A Unidade Popular pelo Socialismo, juntamente com o Instituto Voz Popular e a Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, promoveram um debate temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável.
As fotos do debate temático podem ser visualizadas em nossa página no IMGBox, no link: http://imgbox.com/g/ADrWe1MdJm
Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
O debate temático aconteceu na tarde do sábado (15/02/2020), na Escola Estadual São Rafael e contou com a participação de diversas lideranças comunitárias, moradores e organizações como o Movimento Nacional de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Movimento de Mulheres Olga Benário, Programa Mais Saúde na Comunidade, Centro Comunitário São Francisco de Assis entre outras que debatem as temáticas de moradia e direitos humanos na Cidade.
Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
O debate temático foi um desdobramento de vários momentos que aconteceram anteriormente desde 2019 com as Comunidades do Complexo Beira Rio e que já virou tema de diversos trabalhos acadêmicos além de ações junto a Defensoria Pública da União para explicações da Prefeitura Municipal de João Pessoa sobre como ele será executado nas comunidades, sobre o João Pessoa Sustentável.
Foto: Debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
No primeiro momento houve a explanação do Professor Alexandre do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba, que mostrou como foram executadas as ações do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID), em outros países e estados do Brasil, e quais as consequências da solicitação de empréstimo junto ao banco para as obras de urbanizações dos territórios e quais impactos negativos vem ocorrendo nos locais onde a ação já foi implantada.
Foto: Apresentação do Profº Alexandre sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
Na sequencia foi a vez da apresentação do Especialista em Extensão e Desenvolvimento Sustentável e membro da Equipe Técnica do Instituto Voz Popular Daniel Pereira, que apresentou o estudo feito pela organização que atua a 20 anos na São Rafael, que mostrou como o projeto impactará diretamente nas comunidades e principalmente na São Rafael, que será mais atingida pelo projeto. Ele trouxe os vários erros e falhas encontradas nos documentos de solicitação do empréstimo ao BID e apontou as dificuldades que surgirão a partir da desmobilização das 8 comunidades já consolidadas em seus territórios para a criação de outras três novas comunidades como está previsto no projeto.
Foto: Apresentação de Daniel sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
A mediação do debate temático foi realizado por Rosilene liderança comunitária da Comunidade Tito Silva e membra da UP João Pessoa, que após a apresentação abriu para o debate e complementações das falas dos participantes.
Foto: Rosilene na mediação do debate Temático sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
No momento das falas os presentes puderam interagir com as apresentações e os dados expostos, entendendo ainda mais como será a execução das ações do joão Pessoa Sustentável na cidade e o que já foi realizado como contrapartida da Prefeitura de João Pessoa, para a liberação da parcela do BID.
Foto: Fala do Presidente Estadual da UP Rafael Freire sobre o Projeto João Pessoa Sustentável Fonte: RADCOM Voz Popular |
Segundo Rafael Freire Presidente da UP na Paraíba: "A proposta é que novos debates comecem a ser realizados nas outras comunidades do Complexo Jaguaribe para mostrar aos moradores a importância da mobilização e como é necessário uma explicação oficial da PMJP sobre como será de fato realizado o projeto. A UP estará em todos os âmbitos contribuindo e lutando junto as comunidades para que nenhum morador e moradora seja prejudicado por esse que será o maior projeto de urbanização da história da capital".
A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael no debate representado por seu Presidente Edvaldo (Vizinho) e a Vice Katicuha e o Instituto Voz Popular estão juntos na luta por respostas concretas por parte da gestão municipal para manter a comunidade ciente dos estágios do projeto.
Comentários
Postar um comentário