BANCO COMUNITÁRIO DA COMUNIDADE SÃO RAFAEL VIRA AÇÃO EM PLANO DE GOVERNO DE PARTIDO NA CAPITAL PARAIBANA
O Instituto Voz Popular através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, teve sua experiência incorporada no Plano de Governo do Partido Unidade Popular em João Pessoa.
A Unidade Popular que é o partido mais novo do Brasil, foi legitimado pelo TSE em dezembro de 2019 e participará do seu primeiro pleito eleitoral em todo o país em 2020. Desde a sua oficialização junto a justiça eleitoral o partido vem buscando experiências populares que possam ser incorporadas aos seus planos de governo para os municípios na busca por uma maior participação popular no processo eleitoral.
A Diretoria Estadual e Municipal da Unidade Popular esteve conhecendo a experiência da moeda social na Comunidade São Rafael e sua importância para o fortalecimento econômico dos territórios empobrecidos, compreendendo a importância desse instrumento a UP João Pessoa, inseriu em seu plano de governo para a Capital paraibana a política de Economia Solidária através da Moeda Social Orquídea do BCD Jardim Botânico.
A UP, registrou seu plano de governo para a disputa da Prefeitura de João Pessoa, e dentro do plano consta que o partido investirá nos bancos comunitários de desenvolvimento e nas moedas sociais como um instrumento de fortalecimento das economias locais dos bairros periféricos e comunidades carentes de João Pessoa.
O Candidato a Prefeito de João Pessoa pela UP, Rafael Freire, que esteve na noite da última terça-feira (29/09) na Comunidade São Rafael recebendo das mãos do Presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e da Direção do IVP o documento de demandas que está sendo entregue a todos os candidatos a prefeitura da capital se comprometendo caso seja eleito em resolver os problemas históricos.
Rafael Freire já participou do ciclo de debates com com lideranças da comunidade São Rafael e a equipe do IVP e da RADCOM, colocou a importância de incorporar uma experiência como essa que levará autonomia as pessoas e aos territórios e que outras comunidades poderão melhorar e se fortalecer assim como a São Rafael vem fazendo.
"Hoje temos uma de nossas ações, a moeda social Orquídea sendo reconhecida, como uma alternativa concreta para a melhoria da economia em nossa cidade. Esperamos que outros políticos entendam a importância de uma ação como essa, que já virou Lei na Cidade de Remígio interior da Paraíba e foi baseada em nossa experiência. Essa ação traz resultados impressionantes, essa inserção num plano de governo é um momento histórico, estamos mostrando que é possível fazer as comunidades serem melhor, com suas próprias experiência de ajuda coletiva e quando isso virar política pública isso será ainda mais forte", disse Flávio Gomes Diretor Geral do IVP.
Comentários
Postar um comentário