PROJETO DA UFPB VISA LIMPAR ÁGUA DO RIO JAGUARIBE COM BAIXO CUSTO
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21/06) a colocação de novas unidades de módulos aquáticos para a limpeza da água do rio Jaguaribe no trecho da Comunidade São Rafael.
Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael
A colocação contou com a participação dos membros da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e do Instituto Voz Popular, que ajudaram na montagem dos módulos na margem do rio.
Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael
Os módulos feitos basicamente de plásticos serviram de substrato para o perifiton, que aderem em torno de 15 dias após a instalação ao plástico, fazendo com que a toda a coluna de água tenda a se tornar mais oxigenada e consequentemente melhorando a vida de organismos aquáticos, como o peixe, servindo também como fonte de alimento e abrigo.
A partir deste processo de oxigenação, a água tende a diminuir a produção de gás metano (que causa aquele mau-cheiro, principalmente em locais poluído e sem oxigênio, promovendo uma limpeza gradativa do rio.
Foram instalados três módulos sendo dois com três partes e um com duas partes com a ajuda de vários moradores além do Presidente da Associação de Moradores de São Rafael e Seu José Marcos membro fundador do Instituo Voz Popular.
O projeto coordenado pela Professor da UFPB Cristina Crispim, é desenvolvido através do LABEA-DSE-CCEN. O projeto também é uma forma de sensibilizar empresas e a prefeitura de João Pessoa e outros parceiros para a ampliação da ação e uma busca para revitalizar o Rio.
Agora é a parte de acompanhamento do crescimento das microalgas e ver os resultados de limpeza desse que é o Rio que corta a cidade de João Pessoa de ponta a ponta.
Um aviso importante é que os moradores que virem os módulos no rio não mexam, pois, qualquer pequeno movimento pode dificultar o crescimento das microalgas que farão a limpeza da água, vamos ajudar a limpar nosso Rio e melhorar a qualidade de vida dos moradores e moradoras de nossa São Rafael.
Comentários
Postar um comentário