PROJETO DA UFPB VISA LIMPAR ÁGUA DO RIO JAGUARIBE COM BAIXO CUSTO

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21/06) a colocação de novas unidades de módulos aquáticos para a limpeza da água do rio Jaguaribe no trecho da Comunidade São Rafael.

Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael

A colocação contou com a participação dos membros da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e do Instituto Voz Popular, que ajudaram na montagem dos módulos na margem do rio.

Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael

Os módulos feitos basicamente de plásticos serviram de substrato para o perifiton, que aderem em torno de 15 dias após a instalação ao plástico, fazendo com que a toda a coluna de água tenda a se tornar mais oxigenada e consequentemente melhorando a vida de organismos aquáticos, como o peixe, servindo também como fonte de alimento e abrigo.

Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael

A partir deste processo de oxigenação, a água tende a diminuir a produção de gás metano (que causa aquele mau-cheiro, principalmente em locais poluído e sem oxigênio, promovendo uma limpeza gradativa do rio.

Foto: Instalação do módulos no Rio Jaguaribe
Fonte: Associação de Moradores da São Rafael

Foram instalados três módulos sendo dois com três partes e um com duas partes com a ajuda de vários moradores além do Presidente da Associação de Moradores de São Rafael e Seu José Marcos membro fundador do Instituo Voz Popular.

O projeto coordenado pela Professor da UFPB Cristina Crispim, é desenvolvido através do LABEA-DSE-CCEN. O projeto também é uma forma de sensibilizar empresas e a prefeitura de João Pessoa e outros parceiros para a ampliação da ação e uma busca para revitalizar o Rio.

Agora é a parte de acompanhamento do crescimento das microalgas e ver os resultados de limpeza desse que é o Rio que corta a cidade de João Pessoa de ponta a ponta. 

Um aviso importante é que os moradores que virem os módulos no rio não mexam, pois, qualquer pequeno movimento pode dificultar o crescimento das microalgas que farão a limpeza da água, vamos ajudar a limpar nosso Rio e melhorar a qualidade de vida dos moradores e moradoras de nossa São Rafael.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA