SESAES, TCE E PREFEITURA DE PATOS DISCUTEM AÇÕES DE APOIO A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Na tarde de hoje, representantes da Gerência de Finanças Solidárias da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES-PB) se reuniram no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) com o objetivo de discutir formas de apoio e cooperação entre o TCE e os municípios para a implementação de políticas de economia solidária. A reunião contou com a presença de nomes importantes no cenário local, como André Agra, referência no conceito de cidades inteligentes, o secretário de Ciência e Tecnologia de Patos, Sávio Salvador, e gerentes da SESAES Daniel Pereira e Rodrigo Itiúba ambos mestres em Gestão Pública e Cooperação Internacional.
 

A principal pauta da reunião foi buscar apoio técnico e institucional do TCE para promover e fortalecer as iniciativas de economia solidária nas  cidades de Patos, Lagoa de Dentro, Dona Inês e a comunidade de São Rafael em João Pessoa, localidades acompanhadas pela Secretaria de Economia Solidária.

Durante o encontro, os participantes discutiram como o Tribunal pode auxiliar na elaboração de relatórios, monitoramento e avaliação das ações, além de apoiar as gestões públicas locais no desenvolvimento e aplicação dessas políticas públicas voltadas para a inclusão social e econômica das populações mais vulneráveis.

Segundo André Agra, especialista em cidades inteligentes, o modelo de economia solidária pode ser uma inovação e ajudar no desenvolvimento sustentável das cidades e pode contribuir significativamente para a geração de emprego, renda e autonomia nas comunidades. 

Por sua vez, o secretário Sávio destacou a importância de uma abordagem integrada entre os diferentes órgãos públicos para garantir o sucesso das ações. "A Economia Solidária não é uma política isolada, ela precisa do apoio de diversas esferas do governo e da sociedade civil para ter um impacto real. A reunião de hoje é um passo importante para que possamos unir forças e potencializar nossas ações", comentou o secretário.

Rodrigo Moreira, por sua vez, sublinhou a importância do TCE como parceiro fundamental nesse processo. "O apoio institucional e a fiscalização das ações são essenciais para garantir que as iniciativas cheguem de fato às comunidades de forma eficiente e transparente. O Tribunal tem um papel chave na orientação e na credibilidade do processo", afirmou Moreira.

A reunião também discutiu a ampliação das ações de finanças solidárias, que visam criar novas formas de gestão econômica voltadas para o bem-estar coletivo, com foco no fortalecimento de cooperativas, associações e outras iniciativas de economia popular e solidária. O objetivo é proporcionar alternativas financeiras que ajudem a gerar mais oportunidades para populações em situação de vulnerabilidade.

O passo dado nesta quarta-feira de cinzas reflete o compromisso das instituições em transformar a realidade de diversas cidades da Paraíba por meio da economia solidária, promovendo um modelo de desenvolvimento mais justo e inclusivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA