EDUCADORES POPULARES ABREM 1º MÓDULO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
A rede de educadores marcou presença na mesa de abertura do 1º Módulo de Formação dos Agentes Territoriais de Economia Popular e Solidária da Turma Nordeste 3.
O curso está sendo realizado entre os dias 21 e 25 de julho, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev (CFL), em Recife (PE) e está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) em parceria com a Fundacentro.
O curso está reunindo representantes da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para discutir estratégias e métodos de fortalecimento da política nacional de economia solidária.
Na solenidade de abertura, o sócio do Instituto Voz Popular, Daniel Pereira, representou não apenas o IVP, mas também a Rede Autogestionária de Economia Solidária, destacando a importância da articulação entre movimentos, empreendimentos e governos para a construção de uma economia popular mais justa e autogestionária.
Durante sua fala, Daniel ressaltou que a formação dos agentes territoriais é um passo estratégico para “fortalecer o protagonismo comunitário e popular, garantir a efetivação das políticas públicas e consolidar um sistema nacional de economia solidária que dialogue com as realidades locais”.
O módulo, que integra o Programa Paul Singer, abordará temas como saúde e segurança do trabalho, inovação, metodologias participativas e elaboração dos planos de trabalho dos agentes para os próximos quatro meses, além de contribuir para a preparação da 3ª Conferência Temática de Educação Popular em Economia Solidária e Autogestão.
A programação também inclui momentos culturais, rodas de sistematização de experiências e acordos coletivos que orientarão a atuação dos agentes nos territórios do Nordeste.
Com a participação de lideranças e entidades como a Frente parlamentar de ECOSOL de Pernambuco, CUT, Fórum de Ecosol/PE, SRTE-PE e Cáritas, o encontro reforça a articulação entre sociedade civil e poder público, fortalecendo o compromisso com a construção de um projeto popular e solidário para a região.
O curso será realizado nos demais estados do Brasil, seguindo o mesmo processo de junção agentes de estados próximos pra uma melhor integração da ação da SENAES e do governo federal.
Comentários
Postar um comentário