EDUCADORES POPULARES ABREM 1º MÓDULO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

A rede de educadores marcou presença na mesa de abertura do 1º Módulo de Formação dos Agentes Territoriais de Economia Popular e Solidária da Turma Nordeste 3.

O curso está sendo realizado entre os dias 21 e 25 de julho, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev (CFL), em Recife (PE) e está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) em parceria com a Fundacentro.

O curso está reunindo representantes da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para discutir estratégias e métodos de fortalecimento da política nacional de economia solidária.

Na solenidade de abertura, o sócio do Instituto Voz Popular, Daniel Pereira, representou não apenas o IVP, mas também a Rede Autogestionária de Economia Solidária, destacando a importância da articulação entre movimentos, empreendimentos e governos para a construção de uma economia popular mais justa e autogestionária.

Durante sua fala, Daniel ressaltou que a formação dos agentes territoriais é um passo estratégico para “fortalecer o protagonismo comunitário e popular, garantir a efetivação das políticas públicas e consolidar um sistema nacional de economia solidária que dialogue com as realidades locais”.

O módulo, que integra o Programa Paul Singer, abordará temas como saúde e segurança do trabalho, inovação, metodologias participativas e elaboração dos planos de trabalho dos agentes para os próximos quatro meses, além de contribuir para a preparação da 3ª Conferência Temática de Educação Popular em Economia Solidária e Autogestão.

A programação também inclui momentos culturais, rodas de sistematização de experiências e acordos coletivos que orientarão a atuação dos agentes nos territórios do Nordeste.

Com a participação de lideranças e entidades como a Frente parlamentar de ECOSOL de Pernambuco, CUT, Fórum de Ecosol/PE, SRTE-PE e Cáritas, o encontro reforça a articulação entre sociedade civil e poder público, fortalecendo o compromisso com a construção de um projeto popular e solidário para a região.

O curso será realizado nos demais estados do Brasil, seguindo o mesmo processo de junção agentes de estados próximos pra uma melhor integração da ação da SENAES e do governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA