4ª CONFERÊNCIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA COMEÇA EM BRASÍLIA COM PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA

A capital federal recebeu nesta semana a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (4ª CONAES), evento que reuniu representantes de todo o país para discutir os rumos da economia solidária diante dos desafios atuais do mundo do trabalho. Com uma programação intensa, o encontro irá promover debates sobre políticas públicas, diretrizes para o 2º Plano Nacional de Economia Solidária e a inclusão de públicos diversificados nas ações do setor.

Durante a 4ª CONAES o Instituto Voz Popular, que representou a Rede Brasileira de Bancos Comunitários de Desenvolvimento, reforçando a importância das iniciativas locais no fortalecimento da economia solidária. Durante o evento, Daniel Pereira, representante da Rede Paraibana de Bancos Comunitários, entregou um presente simbólico ao Secretário Nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho. A peça, produzida pelo artesão Frans Hilder, representou o artesanato da economia solidária da Paraíba, destacando a riqueza cultural e o potencial econômico do estado.

Os demais dias serão seguidos por debates sobre a conjuntura regional e os desafios do setor. No dia 14/08, as miniplenárias discutirão diretrizes para o plano nacional e os sujeitos das políticas públicas, enquanto os eixos temáticos orientarão trabalhos em grupo nos dias seguintes.

A 4ª CONAES busca reafirmar o papel da economia solidária como alternativa inclusiva e sustentável, com participação ativa de redes como a Rede BCD e as organizações sociais, que seguem fortalecendo o diálogo entre sociedade civil e governo.

Ponto alto foi a abertura com o presidente Lula, que reforçou o compromisso do governo com a política pública de ecosol. Ela pode ser vista por completa abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA