FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AVANÇA NO INTERIOR DA PARAÍBA NA CRIAÇÃO DE CONSELHOS E FUNDOS


Fórum de Economia Solidária da Paraíba avança na criação de sistemas municipais para fortalecer ecosol no estado

O Fórum de Economia Solidária do Sertão da Paraíba, em conjunto com a Gerência de Finanças Solidárias do Estado, está articulando a criação e implementação de Sistemas Municipais de Economia Solidária em diversas cidades, com destaque para Patos, polo regional do Sertão. O objetivo é adequar os municípios ao Sistema Nacional de Economia Solidária, garantindo suporte legal, financeiro e institucional para os empreendimentos solidários.


A reunião que aconteceu nesta segunda-feira (01/09/2025 contou com os membros de entidades de apoio, grupos de economia solidária e o gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, Daniel Pereira, que apresentou caminhos para efetivar o sistema municipal na cidade. Daniel destacou a importância da criação de leis específicas ou adequação das já existentes, além da instituição de conselhos e fundos municipais dedicados à economia solidária.


"Precisamos construir um ambiente legal e institucional que reconheça e fortaleça a economia solidária como uma política pública efetiva, capaz de gerar trabalho, renda e desenvolvimento local com justiça social", explicou Daniel Pereira durante sua apresentação.

As entidades de apoio do fórum relataram que já mantêm diálogo com a gestão municipal de Patos para avançar na proposta. A expectativa é que, em breve, seja marcado um novo encontro com todos os grupos de economia solidária da cidade para consolidar as discussões e dar continuidade ao processo.

Além de Patos, outras cidades paraibanas, por meio de fóruns regionais, também iniciaram debates para a criação de seus sistemas municipais. A estratégia do Fórum Estadual é impulsionar essas iniciativas locais, fortalecendo os grupos existentes e expandindo a rede de economia solidária em todo o estado.

A implementação dessas políticas municipais é vista como um passo fundamental para a consolidação da economia solidária na Paraíba, garantindo não apenas o reconhecimento legal, mas também recursos e mecanismos de fomento para os empreendimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA