INCUBADORA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA UFPB CELEBRA 24 ANOS COM FEIRA E HISTÓRIA DE LUTA
A Incubadora de Economia Solidária da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) completa, hoje, 24 anos de fundação. Desde 2001, a incubadora tem sido uma força vital no apoio aos empreendimentos solidários e na construção de políticas públicas para a economia solidária no estado.
Tudo começou como um projeto de extensão, impulsionado por ações de um Grupo de Trabalho da UNITRABALHO na UFPB. Instalada inicialmente na sede da reitoria, a INCUBES rapidamente se tornou um dos maiores projetos de extensão da universidade. Em 2013, uniu forças com o Grupo Extelar e o OBSERVACULT para formar o NUPLAR (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Economia Solidária), consolidando ainda mais sua atuação.
Ao longo dessas mais de duas décadas, a INCUBES tem desempenhado um papel fundamental no movimento de extensão universitária popular, atuando diretamente no fomento à economia solidária e no fortalecimento de empreendimentos que priorizam a cooperação, a autogestão e o desenvolvimento sustentável.
A incubadora é um braço importante da UFPB na sociedade, ajudando a construir um modelo econômico mais justo e democrático, destaca um de seus coordenadores.
Para celebrar essa trajetória de resistência e conquistas, a INCUBES está promovendo uma feira de economia solidária dentro do Festival Mei mundo. O evento acontece nesta sexta-feira, das 17h às 22h, no DECOM da UFPB.
A feira reunirá diversos empreendimentos econômicos solidários, com vendas de produtos artesanais, alimentícios e agroecológicos, além de ser um espaço de integração e valorização dessa economia que gera trabalho e renda de forma coletiva.
Hoje eu só tenho a agradecer por esses 24 anos né E 21 de existência sendo acompanhada pelo incubes trazendo transformação de vida para o nosso empreendimento do assentamento a pasa municípios Pitimbu tenho que agradecer a direção incubesdo nos acompanha né incumbido de tanto ensinamento de tanta sabedoria transformação de vida né é o que eles fizeram até agora com a gente foi cuidar e eu só tenho a agradecer e parabenizar todos e dizer que Deus continue abençoando a todos sempre
ResponderExcluir