AGENTES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA PARAÍBA REALIZARAM FORMAÇÃO SOBRE CADSOL

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, a Casa José Comblin, no município de Sobrado, sediou o Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Economia Popular e Solidária da Paraíba. O evento, que reuniu os 14 agentes que atuam nos territórios e os dois coordenadores estaduais, teve como objetivo central fortalecer a atuação em campo e aprofundar os conhecimentos sobre políticas públicas e ferramentas de apoio ao setor.

Como parte da programação, a Gerência de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba foi convidada a ministrar uma capacitação específica sobre o CADSOL Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários. A atividade, realizada na tarde do dia 9, às 16h, foi conduzida pelo gerente de finanças solidárias Daniel Pereira, que apresentou o sistema e seus fundamentos legais para os agentes.

A formação focou em instrumentalizar os profissionais para que possam orientar corretamente os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em seus territórios. Durante a formação, Daniel detalhou o conceito de associações à luz do código civil, considerando as adaptações trazidas pelo MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil) e pela Lei Paul Singer, base legal para a Economia Solidária.

O CADSOL foi apresentado como uma ferramenta fundamental para dar visibilidade aos empreendimentos e para sua devida formalização perante o poder público. Foram esclarecidos todos os trâmites envolvidos no cadastramento inicial, assim como a importância da atualização e retificação periódica das informações. Foi destacada a relevância do cadastro ativo como requisito para acessar editais, linhas de financiamento e outras políticas públicas direcionadas ao setor. O momento foi marcado por uma intensa troca de experiências, onde os agentes relataram dúvidas e desafios práticos encontrados em campo.

Na manhã do segundo dia do encontro a formação foi realizada por Izabelly do banco do Nordeste, que apresentou o PRODETER e como a economia solidária pode ser inserida no programa com a participação dos agentes do programa Paul Singer.

Espaços formativos como o de Sobrado são vistos como estratégicos para consolidar a Economia Popular e Solidária, garantindo que suas iniciativas ganhem força, estrutura e reconhecimento em todo o estado da Paraíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA