INTEGRASOL REALIZA IX EDIÇÃO EM GUARABIRA COM USO DE MOEDA SOCIAL
O campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Guarabira foi palco, durante a Semana SEDUCITEC, da IX edição do INTEGRASOL. O evento, que já é uma tradição na região, reuniu empreendimentos econômicos solidários, especialistas e a comunidade em geral para fortalecer a discussão e a prática de uma economia mais justa e colaborativa.
A programação intensa aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, integrando a Feira de Economia Solidária, que movimentou o campus com a diversidade de produtos de grupos econômicos solidários da região de Guarabira. Uma das ações que chamou a atenção dos visitantes foi a experiência concreta com finanças solidárias. Durante a feira, foi implementada uma moeda social, permitindo que grupos e pessoas que circulavam pelo evento pudessem vivenciar na prática um sistema de troca alternativo, entendendo seu funcionamento e seu papel no fortalecimento dos empreendimentos locais.
Além da feira, o INTEGRASOL promoveu mesas de debate e oficinas formativas. Um dos momentos de destaque foi a mesa sobre "Análise de Conjuntura da Economia Solidária e a Lei Estadual". O debate foi mediado por Rosangela Bolt, Coordenadora do Programa Paul Singer na Paraíba, e contou com a presença do Gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, Daniel Pereira.
Em sua fala, Daniel Pereira detalhou as formas de cadastramento no CADSOL (Cadastro Estadual de Empreendimentos Econômicos Solidários) e abordou a crucial discussão sobre a implementação do Sistema Nacional de Economia Solidária. Ele também apresentou os equipamentos públicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SESAES) na Paraíba, que servem como pontos de apoio para que os grupos possam tirar dúvidas e obter auxílio para sua formalização.
Com a perspectiva de completar 10 anos em 2026, o INTEGRASOL se consolida não apenas como um evento acadêmico, mas como um marco de referência para a Economia Solidária em toda a Paraíba. Sua trajetória de sucesso demonstra o firme apoio e a incubação proporcionados pelo IFPB Guarabira, por meio do Núcleo Catalisador de Economia Solidária (NUCAES).
O evento reforça que a economia solidária é um caminho viável e em crescimento, conectando a academia, o poder público e a comunidade na construção de um desenvolvimento economicamente justo e socialmente inclusivo para a região.


Comentários
Postar um comentário