PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA UFPB REALIZA DIA DE AÇÕES NO ASSENTAMENTO APASA

Um dia intenso de atividades marcou a presença do Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Economia Solidária da Universidade Federal da Paraíba (NUPLAR-UFPB) no Assentamento APASA. A ação, realizada pela Incubadora de Economia Solidária (INCUBES), órgão do NUPLAR, teve como objetivo fortalecer as ações já desenvolvidas no território e buscar novos parceiros para a efetivação de políticas públicas no estado.

A programação começou pela manhã, com um café da manhã de boas vindas dos participantes e uma oficina de fuxico conduzida pela artesã Sorroco, de João Pessoa que também é acompanhada pelo projeto Enlaces da INCUBES. A atividade, direcionada às mulheres da Associação ECOSUL, foi um momento de rica troca de experiências e saberes, valorizando a cultura local e abrindo possibilidades para a geração de renda através do artesanato.

Enquanto as mulheres participavam da oficina, uma comitiva formada por representantes do Governo do Estado da Paraíba, do Programa Paul Singer (Governo Federal), da UFPB e da própria ECOSUL percorreu lotes do assentamento e visitou a Secretaria de Agricultura do município. A visita técnica teve como propósito conhecer mais profundamente a realidade local e abrir um canal de diálogo para a construção de futuras parcerias que possam melhorar as condições de vida e produção no assentamento.

O almoço foi uma experiência à parte, realizado no Restaurante Cozinha de Roça. O espaço, que se tornou uma referência regional, foi apresentado aos visitantes, destacando-se não apenas pela gastronomia, mas também por ser palco de uma feira mensal de agricultura familiar e economia solidária, atraindo visitantes e fomentando a economia local.

No período da tarde, as discussões ganharam um caráter mais institucional. Daniel Pereira, Gerente de Finanças Solidárias do Governo da Paraíba, apresentou a nova lei estadual de prestação de contas, com a qual associações e cooperativas precisarão se adequar para acessar recursos públicos. Foi agendado um novo encontro, específico para a ECOSUL e outras organizações locais, para um momento formativo detalhado sobre a norma.

Complementando a agenda, Mateus Barboza, agente do Programa Paul Singer, apresentou aos participantes a Lei Paul Singer de Economia Solidária, sancionada no ano passado. Ele enfatizou a importância dos grupos se familiarizarem com a nova legislação, que trará benefícios para empreendimentos de todo o Brasil, inclusive facilitando processos de formalização.

O evento se consolidou como uma ação estratégica da INCUBES/UFPB para ampliar o raio de atuação da economia solidária. Ao integrar a universidade, o poder público (nas esferas municipal, estadual e federal) e a comunidade, a iniciativa buscou criar pontes para a consolidação de uma política pública efetiva para o setor na Paraíba.

A troca de conhecimentos, desde as técnicas artesanais até as complexidades legais, demonstrou um caminho promissor para o fortalecimento da ECOSUL e de outros grupos do assentamento APASSA, reafirmando o papel da UFPB na extensão universitária e no desenvolvimento regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA