29 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


No dia 13 de julho de 1990 era sancionado o maior marco legal e regulatório dos direitos humanos das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente.


O ECA reconhece juridicamente crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.

Somando aproximadamente cerca de 65 milhões de pessoas em nosso país, de acordo com o VI Relatório - Um Brasil para as Crianças e Adolescentes da Fundação ABRINQ de agosto de 2018, 116 crianças morrem por dia no Brasil - a maior parte por causas evitáveis; 9 milhões de crianças, de 0 a 3 anos, estão fora dos atendimentos em creches; Quase 20% das crianças, menores de 5 anos, estão em quadro de desnutrição, na Região Norte; Quase 40% das crianças, nas regiões Sul e Nordeste, estão com excesso de peso; Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no país.
Nós que construímos o Instituto Voz Popular, há mais de 18 anos defendemos e promovemos a garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, como o Sistema de Garantia de Direitos, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que resiste há 29 anos.

E destacamos que conforme enfatizado no artigo 4 do ECA é responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público zelar com toda prioridade por nossas crianças e adolescentes, ressaltando que são pessoas em situação peculiar de desenvolvimento. E que por essa razão, precisam de condições especiais em cada ciclo de suas vidas, para que assim tenham um desenvolvimento pleno. Como também o direito à convivência familiar e comunitária e o direito a crescer livre de violência, opressão, discriminação e tratamento desumano ou cruel.

Defendemos o ECA e repudiamos qualquer manifestação em defesa da redução da maior idade penal e incentivo do trabalho infantil.

Viva a criança viva o adolescente, viva o ECA!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA