COMUNIDADE SÃO RAFAEL GANHARÁ NOVA COZINHA SOLIDÁRIA EM PARCERIA ENTRE MST E INSTITUTO VOZ POPULAR

Em um evento marcado pela celebração do Direito Humano à Alimentação, a comunidade São Rafael, em João Pessoa, foi anunciada como a próxima localidade a receber uma Cozinha Solidária. O anúncio foi feito durante o Ato pelo Dia Mundial da Alimentação, realizado na manhã desta quinta-feira (16) no Parque da Lagoa (Solon de Lucena), organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB) e o Governo do Estado, com apoio de diversas secretarias e movimentos sociais.

A futura cozinha é uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba e o Instituto Voz Popular (IVP). A coordenadora do MST no estado, Dilei, e o representante do IVP, Daniel Pereira, estiveram juntos apresentando a iniciativa, que visa combater a fome e ampliar o acesso à alimentação saudável para os moradores da periferia pessoense.

O evento no Parque da Lagoa serviu como um microcosmo dos esforços pela segurança alimentar. Enquanto autoridades e representantes de entidades discursavam, uma estrutura de serviços montada próximo ao terminal de ônibus atendia a população. O Hemocentro, a Secretaria de Saúde e outras secretarias ofereciam atendimentos e informações, integrando a ação à rotina da cidade.

O ato celebrou uma dupla conquista: a recente saída do Brasil do Mapa da Fome, conforme reconhecimento internacional, e os dados positivos a nível estadual. De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, 53 mil domicílios paraibanos superaram a insegurança alimentar entre 2023 e 2024.


"Construir uma sociedade sem fome é um dos passos rumo a uma sociedade melhor, mais justa e solidária", destacou Daniel Pereira representante do IVP durante o evento, reforçando que a transformação social é resultado da ação coletiva de milhões de pessoas.


A nova Cozinha Solidária da São Rafael se insere neste contexto de construção. Iniciativas como esta, geridas pela comunidade e apoiadas por movimentos sociais, são fundamentais para garantir que o direito à alimentação saudável e de qualidade saia do papel e chegue às mesas de quem mais precisa.

O evento no Parque da Lagoa foi o ponto alto de uma extensa programação pela Semana da Alimentação no estado, que incluiu a Festa da Colheita em Esperança, o 1º Fórum de Segurança Alimentar de João Pessoa e a Conferência Territorial em Mari. As atividades se encerram no sábado (18), na Comunidade São Geraldo, no bairro do Cristo, em João Pessoa.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em 1981, marcando a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o objetivo de promover uma reflexão global sobre a fome e a segurança alimentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA