COMUNIDADE SÃO RAFAEL GANHARÁ NOVA COZINHA SOLIDÁRIA EM PARCERIA ENTRE MST E INSTITUTO VOZ POPULAR
Em um evento marcado pela celebração do Direito Humano à Alimentação, a comunidade São Rafael, em João Pessoa, foi anunciada como a próxima localidade a receber uma Cozinha Solidária. O anúncio foi feito durante o Ato pelo Dia Mundial da Alimentação, realizado na manhã desta quinta-feira (16) no Parque da Lagoa (Solon de Lucena), organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB) e o Governo do Estado, com apoio de diversas secretarias e movimentos sociais.
A futura cozinha é uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba e o Instituto Voz Popular (IVP). A coordenadora do MST no estado, Dilei, e o representante do IVP, Daniel Pereira, estiveram juntos apresentando a iniciativa, que visa combater a fome e ampliar o acesso à alimentação saudável para os moradores da periferia pessoense.
O evento no Parque da Lagoa serviu como um microcosmo dos esforços pela segurança alimentar. Enquanto autoridades e representantes de entidades discursavam, uma estrutura de serviços montada próximo ao terminal de ônibus atendia a população. O Hemocentro, a Secretaria de Saúde e outras secretarias ofereciam atendimentos e informações, integrando a ação à rotina da cidade.
O ato celebrou uma dupla conquista: a recente saída do Brasil do Mapa da Fome, conforme reconhecimento internacional, e os dados positivos a nível estadual. De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, 53 mil domicílios paraibanos superaram a insegurança alimentar entre 2023 e 2024.
"Construir uma sociedade sem fome é um dos passos rumo a uma sociedade melhor, mais justa e solidária", destacou Daniel Pereira representante do IVP durante o evento, reforçando que a transformação social é resultado da ação coletiva de milhões de pessoas.
A nova Cozinha Solidária da São Rafael se insere neste contexto de construção. Iniciativas como esta, geridas pela comunidade e apoiadas por movimentos sociais, são fundamentais para garantir que o direito à alimentação saudável e de qualidade saia do papel e chegue às mesas de quem mais precisa.
O evento no Parque da Lagoa foi o ponto alto de uma extensa programação pela Semana da Alimentação no estado, que incluiu a Festa da Colheita em Esperança, o 1º Fórum de Segurança Alimentar de João Pessoa e a Conferência Territorial em Mari. As atividades se encerram no sábado (18), na Comunidade São Geraldo, no bairro do Cristo, em João Pessoa.
O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em 1981, marcando a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o objetivo de promover uma reflexão global sobre a fome e a segurança alimentar.


Comentários
Postar um comentário