MATARACA REUNIÃO ORGÃOS PARA AMPLIAR AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO

Encontro no Assentamento Uruba reuniu governos estadual, municipal e federal, além da UFPB, para construir rede de apoio a grupo de mulheres e estruturar políticas públicas locais.

Uma ação integrada marcou esta quarta-feira (01/10/2025) no Assentamento Uruba, em Mataraca, litoral norte da Paraíba. Diferentes esferas do poder público e instituições se reuniram na creche local com um objetivo comum: implementar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município e fortalecer um grupo de mulheres que desenvolve um projeto de hortas para geração de renda.

A ação foi facilitada pelo programa "SISAN em Movimento", da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e contou com o suporte da Prefeitura Municipal de Mataraca, por meio da Secretaria de Assistência Social, que acolheu os demais órgãos participantes.

Estiveram presentes Vereadores do município e representando o Governo do Estado a EMPAER, o Orçamento Democrático, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) através da Caisan e da Gerência de Finanças Solidárias. A missão do grupo é construir uma rede de apoio ao grupo de mulheres da Uruba, que busca, por meio da agricultura, crescer economicamente e fortalecer a comunidade.

O Programa Paul Singer de Economia Solidária também marcou presença, apresentando como os agentes desta área podem contribuir para que a política pública de segurança alimentar e economia solidária se consolide em Mataraca, especialmente junto ao grupo produtivo.

Pela manhã, os participantes realizaram uma mesa de debates sobre a formalização do grupo de mulheres, um passo crucial para ampliar as ações que já vêm sendo desenvolvidas no território. Na ocasião, o Gerente de Finanças Solidárias da SESAES, Daniel Pereira, explicou a nova Lei de Economia Solidária e as opções de personalidade jurídica, como o Empreendimento Econômico Solidário (EES), detalhando as diferenças entre associações e cooperativas.

O gerente se colocou à disposição para, em parceria com a prefeitura e o "SISAN em Movimento" da UFPB, realizar uma oficina sobre estatuto social para as organizações do município, facilitando o processo de formalização.

Na parte da tarde, a comitiva se reuniu na Secretaria Municipal de Assistência Social para um trabalho focado na reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA). A medida é fundamental para institucionalizar a política de segurança alimentar no âmbito do município, garantindo sua continuidade e efetividade.

A reunião em Mataraca representa um avanço significativo na articulação entre sociedade civil e poder público, demonstrando um esforço conjunto para garantir o direito à alimentação adequada e fomentar a economia solidária como vetor de desenvolvimento local, com especial atenção ao empoderamento econômico das mulheres da comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DURANTE A 4ª CONAES EM BRASÍLIA PARAÍBA RETROCEDE EM POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA