MATARACA REUNIÃO ORGÃOS PARA AMPLIAR AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO
Encontro no Assentamento Uruba reuniu governos estadual, municipal e federal, além da UFPB, para construir rede de apoio a grupo de mulheres e estruturar políticas públicas locais.
Uma ação integrada marcou esta quarta-feira (01/10/2025) no Assentamento Uruba, em Mataraca, litoral norte da Paraíba. Diferentes esferas do poder público e instituições se reuniram na creche local com um objetivo comum: implementar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município e fortalecer um grupo de mulheres que desenvolve um projeto de hortas para geração de renda.
A ação foi facilitada pelo programa "SISAN em Movimento", da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e contou com o suporte da Prefeitura Municipal de Mataraca, por meio da Secretaria de Assistência Social, que acolheu os demais órgãos participantes.
Estiveram presentes Vereadores do município e representando o Governo do Estado a EMPAER, o Orçamento Democrático, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) através da Caisan e da Gerência de Finanças Solidárias. A missão do grupo é construir uma rede de apoio ao grupo de mulheres da Uruba, que busca, por meio da agricultura, crescer economicamente e fortalecer a comunidade.
O Programa Paul Singer de Economia Solidária também marcou presença, apresentando como os agentes desta área podem contribuir para que a política pública de segurança alimentar e economia solidária se consolide em Mataraca, especialmente junto ao grupo produtivo.
Pela manhã, os participantes realizaram uma mesa de debates sobre a formalização do grupo de mulheres, um passo crucial para ampliar as ações que já vêm sendo desenvolvidas no território. Na ocasião, o Gerente de Finanças Solidárias da SESAES, Daniel Pereira, explicou a nova Lei de Economia Solidária e as opções de personalidade jurídica, como o Empreendimento Econômico Solidário (EES), detalhando as diferenças entre associações e cooperativas.
O gerente se colocou à disposição para, em parceria com a prefeitura e o "SISAN em Movimento" da UFPB, realizar uma oficina sobre estatuto social para as organizações do município, facilitando o processo de formalização.
Na parte da tarde, a comitiva se reuniu na Secretaria Municipal de Assistência Social para um trabalho focado na reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA). A medida é fundamental para institucionalizar a política de segurança alimentar no âmbito do município, garantindo sua continuidade e efetividade.
A reunião em Mataraca representa um avanço significativo na articulação entre sociedade civil e poder público, demonstrando um esforço conjunto para garantir o direito à alimentação adequada e fomentar a economia solidária como vetor de desenvolvimento local, com especial atenção ao empoderamento econômico das mulheres da comunidade.
Comentários
Postar um comentário