TEIA DO LITORAL ACONTECE NA ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO EM JOÃO PESSOA

A Escola Viva Olho do Tempo, no bairro de Gramame, em João Pessoa, sediou neste sábado, 29 de novembro de 2025, a TEIA dos Pontos de Cultura do Litoral, um encontro que reuniu dezenas de representantes culturais das cidades que compõem a região litorânea da Paraíba. Participaram Pontos de Cultura de Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Mari, Santa Rita e Sapé, todos certificados até 31 de agosto de 2025.

O evento, que ocorreu das 8h às 17h, teve cobertura transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da própria Escola Viva Olho do Tempo, ampliando o alcance da ação e permitindo que mais agentes culturais acompanhassem os debates e oficinas. A TEIA pode ser revista no link abaixo:

Um dos pontos altos da programação foi a criação do Fórum do Litoral dos Pontos de Cultura, espaço permanente de articulação política, troca de experiências e construção coletiva de agendas estratégicas para o fortalecimento da Cultura Viva na região. A decisão marca um avanço na organização territorial da política cultural e reforça o protagonismo das comunidades culturais do litoral paraibano.

O ponto de Cultura Voz da Periferia e o ponto de cultura ACAM também participaram da TEIA, representando a rede paraibana de bancos comunitários e o movimento de rádios comunitárias na Paraíba.


O novo fórum atuará como instância de diálogo entre os Pontos de Cultura, as gestões municipais, a Funjope, o Programa Cultura Viva e demais instituições que compõem a rede cultural do estado, contribuindo para a consolidação das políticas públicas de base comunitária.

A programação também abriu espaço para um tema cada vez mais urgente: a justiça climática. Os representantes dos Pontos de Cultura discutiram de que forma seus territórios através dos pontos têm enfrentado os impactos ambientais e como as iniciativas culturais podem contribuir para a defesa do meio ambiente, a proteção dos modos de vida tradicionais e a conscientização das comunidades.

O diálogo sobre clima e cultura reforçou a importância de incluir, nas ações culturais, debates sobre sustentabilidade, preservação dos ecossistemas litorâneos e enfrentamento das desigualdades socioambientais que atingem populações periféricas, indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Durante todo o dia, os participantes trocaram experiências, apresentaram práticas inspiradoras e discutiram os desafios comuns dos Pontos de Cultura, especialmente no que se refere ao financiamento, continuidade das ações, gestão autônoma e articulação entre diferentes municípios.

A TEIA do Litoral reafirmou o papel dos Pontos de Cultura como espaços de resistência, criação, identidade e participação social, fortalecendo a construção coletiva da política Cultura Viva na Paraíba.

O encontro contou com o apoio da Funjope, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do Programa Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Ministério da Cultura, além da parceria com a Escola Viva Olho do Tempo.

Comentários

  1. Um ótimo momento de vivências e fortalecimentos dos pontos, muito enriquecedor para todos nós que participamos desse grandioso dia na teia litoral 2025, Gratidão, saúde e paz a todos nós 🫂✊🏿💪🏿🧬👏🏽👏🏽👏🏽❤️

    ResponderExcluir
  2. Agradecida pela divulgação, agradecida pela sua presença, a TEIA do Litoral foi maravilhosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

DONA INÊS, INAUGURA PRIMEIRO BANCO COMUNITÁRIO MUNICIPAL DA PARAÍBA