IFPB CAMPINA GRANDE SEDIA CIRANDA DE SABERES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA


Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande, foi palco da I Ciranda de Saberes da Economia Solidária, um encontro formativo e colaborativo voltado para a promoção do desenvolvimento popular por meio de práticas econômicas inclusivas e autogestionárias. Com o tema “Caminho para o Desenvolvimento Popular”, o evento propôs uma reflexão sobre modelos econômicos que valorizam a cooperação, a sustentabilidade e a identidade cultural.

A programação começou às 8h, com acolhimento e apresentação cultural, seguida por uma mística de abertura conduzida pela Cáritas Diocesana de Campina Grande, simbolizando a integração entre saber ancestral e ação coletiva. Um dos conceitos centrais do evento foi o “Tekoá”, termo de origem guarani que significa “o lugar onde somos o que somos” ou “lugar de ser”, inspirando a proposta de construir espaços econômicos que respeitem as identidades e os modos de vida comunitários.

Ao longo do dia, os participantes acompanharam rodas de conversa, na parte da manhã foi realizada a apresentação sobre as finanças solidárias facilitada pelo Gerente de Finanças Solidárias da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba, que apresentou a história da ecosol na Paraíba, e da atual situação da legislação da economia solidária no Brasil e na Paraíba. Ele também demonstrou instrumentos financeiros alternativos e acessíveis como os bancos comunitários e suas moedas sociais. O evento também promoveu um momento de confraternização com almoço compartilhado, reforçando o caráter coletivo e integrador da economia solidária.

A Ciranda de Saberes contou com a organização e apoio de uma rede de instituições, incluindo a ESSOR Associação de Solidariedade Internacional, o IFPB, a Cáritas Diocesana de Campina Grande, a Associação de Juventude, Cultura e Cidadania (AJURCC) e o IFSOL, representando o compromisso de diversas entidades com a construção de alternativas econômicas populares.

Na parte da tarde houve as apresentações de duas experiências de fundos rotativos solidários da região, o primeiro do FRS jovens do Folia e o segundo de o Fundo Rotativos Solidário das Marias.

O evento se encerrou às 15h, com avaliação coletiva e encaminhamentos, reforçando a importância de espaços de formação e articulação para fortalecer a economia solidária na região. A iniciativa marcou o início de um processo contínuo de diálogo e ação, visando a criação de redes de produção, comercialização e financiamento baseadas nos princípios da cooperação, da autonomia e do respeito às culturas locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDE BRASILIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS SE REUNI COM PREFEITURA DE DONA INÊS NA PARAÍBA PARA DISCUTIR PRIMEIRO BCD MUNICIPAL NO ESTADO

MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA REALIZA PROTESTO E É RECEBIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

PROGRAMA PAUL SINGER REALIZA 2º MÓDULO NO LITORAL DA PARAÍBA